FILARMÓNICA FRAUDE/ BANA/ FAUSTO BORDALO DIAS/ ERNESTO MELO/ JOÃO BRAGA/ CARLOS SEIXAS

PHILIPS - EDIÇÃO ESPECIAL COMEMORATIVA

1970
PHILIPS RECORDS
Vinil LPx2
PT
6830001

Stock: Indisponível

PHILIPS - EDIÇÃO ESPECIAL COMEMORATIVA

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL(2)- BOOK (EX / EX). Edição original portuguesa, promocional, da Philips. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Capa de abrir, "gatefold cover", com um livreto de 34 páginas profusamente ilustrado.

 

Em Março de 1970 a multinacional Philips editou um dúplo vinil comemorativo, com livreto de 34 páginas, por ocasião da inauguração do novo edifício em Carnaxide (digamos que foi uma luxuosa publicidade). Sob o designio de "Philips - Expressão de Progresso" esta edição foi sintetizada na segunda página com um breve comentário "... A inclusão neste álbum comemorativo, de dois discos de música portuguesa, com trechos selecionados de gravações comerciais recentemente lançadas pela Philips no mercado internacional, teve por objectivo - revestindo a forma que se julgou mais agradável - contribuir para uma maior divulgação dos géneros e estilos mais representativos da nossa música..."

O Disco 1 é totalmente preenchido por compositores do séc. XVII e XVIII. São eles Carlos Seixas (talvez o mais conhecido) e João Cordeiro da Silva no lado A e Francisco António de Almeida no lado B. As capas interiores têm textos informativos sobre estes compositores da autoria do Maestro João de Freitas Branco. O Disco 2 é uma colectânea de vários artistas e grupos nas diversas áreas de intervenção musical: Pop, Fado, Folclore e Coral. Neste luxoso elenco destacam-se dois nomes: Fausto e Filarmónica Fraude. Fausto porque com apenas 22 anos estava a iniciar a sua promissora carreira editando em 1969 o LP homónimo de estreia (hoje em dia uma raridade) e que continha não só o tema aqui incluido mas também outro êxito "Ó Pastor Que Choras". Começava já a ter alguma repercussão na comunicação social e não é de estranhar que a Rádio Renascença, através do programa "Página Um", o tivesse distinguido naquele ano com o Prémio Revelação. Filarmónica Fraude, grupo que tinha assinado há pouco tempo com a editora Philips depois de uma pequena guerra com outra concorrente (Valentim de Carvalho). Tinham lançado na altura o mitico LP "Epopeia" e as duas músicas escolhidas para esta edição pertenciam a essa obra de referência da música portuguesa do século XX. Lamentavelmente "perderam-se" as bobines originais, e, por conseguinte, é agora um prazer acrescido voltar a escutar estes temas em todo o seu esplendor que o vinil ainda transmite.

 

LP1:
A1. Carlos Seixas- Concerto em Lá Maior para Cravo e Orquestra (Orq. Gulbenkian- Dir. Renato Ruotolo)
A2. Carlos Seixas- Sonata em Lá Maior para Orgão (Geraint Jones- Orgão da Igreja de S.Vicente de Fora)
A3. João Cordeiro da Silva- Sinfonia em Ré Maior (Orq. Gulbenkian- Dir. Renato Ruotolo)
B1. Francisco António de Almeida- La Spinalba (Orq. Gulbenkian- Dir. Gianfranco Rivoli)

 

LP2:
C1. Filarmónica Fraude- Epopeia (1ªProfecia)
C2. João Braga- Recado a Lisboa
C3. Ernesto Melo, António Andias (guitarras) e Durval Moreirinhas (viola)- Morena
C4. Grupo Folc. Boa Nova Funchal- Mourisca
C5. José M. Baptista e Quarteto de Coimbra- Balada da Moleirinha
C6. Choral Phydellius de Torres Novas- Coletinho
D1. Fausto- Chora, Amigo, Chora
D2. Quarteto Tip. Guitarras de Martinho D'Assunção- Rapsódia Portuguesa
D3. Joana Possolo Cruz- Sonho
D4. Bana- Rabonhe
D5. Choral Phydellius de Torres Novas- Maria da Rocha
D6. Filarmónica Fraude- Digo Dai