Quem Somos

Gostar do disco de vinil não deixa de ser uma estranha atracção, quase sempre cativante à primeira vista, por vezes bem aliciante e chegando com o tempo a ser viciante! Trocando por miúdos; podemos dizer que na maior parte das vezes os coleccionadores de vinil procuram não só o óbvio mas também o designado “Holy Grail”, isto é, as raras prensagens de uma obscura editora ou de uma edição limitada.
Já que estamos com a mão na massa, convém referir que as premissas das ditas raridades variam muito. Não só vamos encontrá-las no formato vinil editadas por pequenas editoras, mas também pelas mais conceituadas, bastando por vezes que a edição tenha sido censurada ou que contenha erros de prensagem, tanto no disco como na capa. Ou até que o dito exemplar só apareceu afinal para satisfazer um evento, ou um capricho de alguém (músico ou editor) e foram prensados apenas uns tantos.

 

A Magia do Vinil: Fernando Lopes Graça com uma pintura de Vieira da Silva

 

Edição original "Their Satanic Majesties Request" com foto da capa em 3D

 

Primeira edição "In The Court Of The Crimson King"

 

Interior da capa dúpla "In The Court Of The Crimson King"

 

Fátima A. "Movin With Nancy Sinatra"

 

Durante anos colaborei com discotecas, troquei impressões com músicos, editores, coleccionadores como eu, palmilhei feiras e outros recantos onde aparecia uma(s) caixa(s) com discos de vinil. O prazer continua a existir e os hábitos mantêm-se, e, como analogia, parafraseando Tom Hanks em Forrest Gump: “…nunca sabemos bem qual o sabor do bombon que nos calha numa caixa de chocolates…”.
Mas tal como acontecia com este contador de histórias, há sempre tempo para tudo e chegou pois a hora de partilhar estes pequenos prazeres de 7, 10 e 12 polegadas, a que chamamos de discos de vinil. Também por acréscimo fui coleccionando as cassetes (áudio e vídeo) e claro, nos últimos tempos os CD’s. Nestes últimos formatos também encontramos algumas raridades.
Muitos destes artigos foram comprados em discotecas que, infelizmente, liquidavam stock’s para fecho das instalações. Muitos CD’s e K7 (estão referenciados) ainda continuam fechados e uma boa parte, foram apenas manuseados. 

 

Dj Thiago M. e a música electrónica

 

 

 

Este disco Sounds Terrific!

 

O falecido Tiny Tim foi a primeira estrela Pop a divulgar o cavaquinho (ukalele)

 

Antes do SleeveFace já existia o SleeveTinto do Conjunto Maria Albertina

 

Por fim, gostava de me apresentar, juntamente com a pequena equipa que colaborou não só na construção deste site, mas que vem partilhando comigo este gosto pelo vinil.
Colaborador durante anos da Jo-Jo’s Music, Francisco J. Fonseca é dos habituais andarilhos nesta demanda do vinil.
Dj Thiago M, disco-jockey nas horas vagas, tem um Curso de Produção da Dance Planet e é um jovem que dedica muito dos seus tempos livres à música e à sua criação.
Fátima A. é uma apaixonada e coleccionadora de Música Portuguesa, de Nancy Sinatra e dos Rolling Stones.
Outro compincha é o fotógrafo Armando Rocha que vai captando alguns eventos e aparece aqui, neste artigo, mostrando a sua habilidade para além do gosto natural pela música.
Estamos apresentados, somos a equipa do “Covil do Vinil” e esperamos agradar com as nossas escolhas, sugestões e, claro, os nossos preços.
 

 

 

 

 

 

Raro LP de Simone de Oliveira com fotografia de Augusto Cabrita

 

Algo esquecido, este LP de 1975 de Carlos de Carmo tem uma bela capa!

 

Primeiro e único disco de Donna Gaines (depois passou a Summer)

 

 

 

A Maior Fraude da Música Portuguesa! Venham Mais! 

 

Todos os textos incluídos no Covil do Vinil, (incluindo este), não foram redigidos ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico.