Detalhes
VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original inglesa, em shellac 78 rpm, formato de 10”, da Odeon Records. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Capa genérica da editora, conforme imagens.
A Orquestra de Dajos Béla foi uma das mais importantes orquestras da Música Ligeira e Dança do século XX. Desde os anos 20 até à década de 50 (os anos de ouro da Orquestra) gravou centenas de discos, na sua maioria em shellac de 78 rpm (como este disco é exemplo).
O seu mentor foi o maestro Leon Golzman nascido em Kiev em 1897 e falecido na Argentina em 1978. Dajos Béla foi pois o nome artístico adoptado, e, mesmo esse, com algumas variantes conforme o país receptor dos seus discos. Em Inglaterra o nome em destaque era Dajos Bela Dance Orchestra, no Brasil aparecia também como Orchestra de Artistas de Dajos Béla e em Portugal os discos importados da Odeon vinham apenas com a indicação Dajos Béla. Eram, pois na sua maioria, fabricados pela fábrica Odeon mas em Inglaterra surgem também edições da Parlophone e na Alemanha, na década de 20, aparecem pela etiqueta Beka. Nesta editora alemã a orquestra creditada não é a Dajos Bèla mas sim Kapelle Merton, ou, simplesmente Merton Orchestra. Já agora, outro pseudónimo artistico utilizado por Leon Golzman foi a de Sándor Jószi.
Em Portugal o nome Dajos Béla está associado a muitos temas gravados pela Orquestra creditados a autores portugueses, casos de Raul Ferrão, Wenceslau Pinto, Frederico de Freitas, Cruz e Sousa, Manuel Martins, Joaquim Bernardo Nascimento e Vicente Peinaldo. Provavelmente a composição mais divulgada foi a de Cruz e Sousa, “Feno de Portugal”, anos mais tarde aproveitada por uma marca de sabonetes. Ela serviu também como um dos temas de abertura da Rádio Clube de Benguela durante 37 anos (até à independência de Angola). O mesmo aconteceu em Portugal, num tempo mais curto, até ao encerramento em 1934 da Rádio de Lisboa (1924-1934), uma emissora situada na Rua António Augusto Aguiar e que utilizou essa gravação de êxito à época da Dajos Béla.
Neste caso em particular os dois temas deste disco são de A. Teixeira da Silva, um autor de que não dispomos de quaisquer dados biográficos.
A1. Yvone
B1. Fumo de Cigarro