TRIO BOREAL

VAGABUNDO / MANHÃ DE CARNAVAL

1960
ALVORADA
Vinil 7"
PT
MEP60334

Stock: Disponível

12,50 €
Está interessado neste produto?
FALE CONNOSCO

VAGABUNDO / MANHÃ DE CARNAVAL

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original portuguesa da Alvorada / Rádio Triunfo. Registo muito raro, usado e em excelente estado. 

 


Conforme descrição na contracapa, este EP foi o segundo disco do Trio Boreal a ser editado pela etiqueta nortenha Alvorada. Inclui uma das primeiras versões, que pouca gente conhece, do compositor brasileiro Luis Bonfá, “Manhã de Carnaval”, um tema de êxito mundial e incluído na banda-sonora do filme de 1959 “Orfeu Negro”.
Pelo que se sabe, a primeira versão é em língua francesa por Frida Boccara, um registo ainda datado de 1959. De 1960 também as vedetas Caterina Valente e Dalida, tem versões de “Manhã de Carnaval” em italiano e em francês, respectivamente. Como tal, e, até prova em contrário, o Trio Boreal foi o primeiro artista/colectivo estrangeiro a gravar e a editar em 1960 o tema na sua versão original, isto é, na língua portuguesa.
Durante as décadas de 60 e 70 as versões de “Manhã de Carnaval” multiplicaram-se, com destaques para Frank Sinatra, Gerry Mulligan, Vince Guaraldi, Dinah Shore, Baden Powell, Perry Como, Mongo Santamaria, Cher, Joan Baez, Earl Klugh, Chet Atkins, Julio Iglesias, Oscar Peterson, Dizzy Gillespie, Dexter Gordon, Astrud Gilberto e Eddie Palmieri.

 

 

A1. Vagabundo
A2. Manhã de Carnaval
B1. Perdi a Cabeça
B2. Quatro Caminhos