SIVUCA E SEU CONJUNTO

SAI O TREM (CÂMARA LEME ART COVER)

1657
PARLOPHONE
Vinil 7"
PT
LMEP1088

Stock: Indisponível

SAI O TREM (CÂMARA LEME ART COVER)

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original portuguesa da Parlophone Records / The Parlophone Company. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Capa em embalagem patenteada, tipo sanduiche, ver imagens.

 


Dos mais populares músicos brasileiros, incansável viageiro, multi-instrumentista e multi arranjador dos mais diversos estilos musicais, Sivuca deixou uma imensa obra gravada não só a solo (como é exemplo este EP), mas também como acompanhante. Os seus créditos surgem em imensos registos, entre os quais na obra gravada do Duo Ouro Negro com quem manteve uma ligação de amizade desde os tempos que viveu em Lisboa e em Paris. Pelo que sabemos Sivuca foi morar para Lisboa em finais da década de 50, e, os primeiros registos por cá gravados em que vem creditado, foi em três EP's datados de 1957 (os 2 primeiros com belíssimos desenhos de capa de Câmara Leme). Temos conhecimento também dum EP da Voz do Dono dedicado ao II Festival da Canção Portuguesa que aconteceu no dia 31 de Maio de 1960 no Coliseu do Porto. Sivuca e o Seu Conjunto acompanharam dois artistas que estiveram no certame, António Cálvario e Maria Lourdes Resende. O Trio Odemira, embora não concorrente, também é acompanhado por Sivuca num tema de êxito desse Festival; “Nasci Contra o Vento”, originalmente cantado por Simone de Oliveira.
Mas, já que falamos de João Câmara Leme, porque não falarmos um pouco deste notável ilustrador português, não só autor de capas de discos mas também de livros para adolescentes, livros policiais e poesia (Vasco de Lima Couto, Alexandre Pinheiro Torres e Egito Gonçalves foram alguns dos poetas com obras ilustradas por Câmara Leme). Infelizmente não são muitas as capas de vinil de que temos conhecimento; além de duas para Sivuca, também Celly Campello, Carlos Ramos, Maria de Lourdes Resende, Alice Amaro e um EP do Festival de S.Remo de 1961 beneficiaram da sua mestria. E, felizmente, estas capas podem ser apreciadas no nosso site.

 


A1. Sai o Trem (Canto por Sivuca)
A2. André de Sapato Novo
B1. Meu Bem me Deixou
B2. Fita Amarela