Detalhes
REVISTA (EX). Publicação original angolana, quinzenal, da Editorial Angola. Número 14, ano I, impresso nas Oficinas Gráficas ABC- Luanda, com capa mole a 3 cores, (24.0x33.0cm), com 42 páginas ilustradas e documentadas conforme imagens.
A “Revista de Angola” existiu durante alguns anos nos alvores da década de 60, com algumas dezenas de números publicados, e, como um quinzenário ilustrado (fazendo jus ao nome) todo o seu conteúdo era dedicado a reportagens, acontecimentos e histórias de Angola. Neste número em especial, há reportagens sobre as Festas da Cidade de Luanda, a Fortaleza de Massangano, o décimo aniversário da Cidade de Carmona, Benguela a Cidade Verde, a presença dos pianistas Sequeira Costa e Varela Cid no Círculo de Cultura Musical de Luanda e dos Capas Negras em Angola (de onde é destacada a fotografia e a respectiva legenda “…com a Orquestra de Variedades do Orfeão Académico de Coimbra apresentando música para dançar…”).
Conforme depoimento do próprio José Afonso, foram quatro as vezes que se deslocou a África integrado na Tuna Académica, ou, como elemento do Orfeão Académico de Coimbra. Das poucas fotografias que se conhecem dessas deslocações em que está presente José Afonso, esta em particular é a mais inusitada (pelo menos até esta data, no dia em que se comemoram os 95 anos do seu nascimento), já que mostra o cantor não junto a um microfone, mas sim manuseando uma guitarra eléctrica. Porventura a única que se conhece em que a viola tradicional de cordas foi substituída por uma guitarra amplificada (o próprio amplificador está à sua frente). Uma das razões para José Afonso nem sempre surgisse em palco como vocalista (e conforme palavras suas), era devido a ataques de sinusite e rouquidão que usualmente padecia nas deslocações por terras africanas.
Para os mais curiosos sobre a própria capa deste número 14 (e, conforme descrição no interior da página da capa), a jovem sorridente sentada num sofá é uma ginasta angolana do Sporting Clube de Luanda, de nome Maria Manuela Peyroteo. A ser verdade, é sobrinha de um dos futebolistas de maior renome do Sporting, Fernando Peyroteo, um dos célebres Cinco Violinos e mãe do treinador José Couceiro.