CONJUNTO FERNANDA GONÇALVES E JOSÉ AUGUSTO

RESINEIRO ENGRAÇADO / DESFOLHADA PORTUGUESA

1970
DISCOS ALVORADA
Vinil 7"
PT
EP601211

Stock: Indisponível

RESINEIRO ENGRAÇADO / DESFOLHADA PORTUGUESA

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original portuguesa Discos Alvorada / Rádio Triunfo. Registo muito raro, usado e em excelente estado.

 


Começaram por serem as vozes do Conjunto Maria Albertina e depois lançaram-se como conjunto (baptizado com os nomes próprios para não dar muita confusão). Dos vários EP’s editados pela Alvorada, este destaca-se não só pela feliz imagem de capa (vista da Capela do Senhor da Pedra em Vila Nova de Gaia), como por incluir uma versão pouco conhecida do tema vencedor do Festival da Canção de 1969.
“Desfolhada Portuguesa”, uma composição que ficou e ficará para a história da Música Popular Portuguesa, não só pela acutilância das palavras de Ary dos Santos (um dos primeiros manifestos cantados de emancipação da mulher em Portugal) como por ter sido a canção que melhor definiu a carreira musical duma grande intérprete, Simone de Oliveira.
Das várias versões gravadas que temos conhecimento deste original escrito por Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, destacamos as versões de Gina Maria, Hermínia Silva, Maria da Nazaré, Jorge Fontes, Álvaro Martins, Madalena Iglésias, Daniel, Maria da Fé, Orquestra de Rocha Oliveira, Orquestra de Joaquim Luís Gomes, Conjunto Bric-A-Brac, A Naifa, Thilo’s Combo, Os 3 de Portugal e o colectivo Lena d’Água/ Helena Vieira/ Rita Guerra no registo “As Canções do Século”.

 

 

A1. Resineiro Engraçado
A2. Quero Ir a Faro
B1. Cantigas de Namorar
B2. Desfolhada Portuguesa