RAUL PORTELA/ AMADEU DO VALE/ JOSÉ GALHARDO

LISBOA ANTIGA (EDIÇÃO ESPECIAL)

11/1956
SASSETTI EDITORES (PARTITURAS)
PARTITURA
PT
PAR1225

Stock: Indisponível

LISBOA ANTIGA (EDIÇÃO ESPECIAL)

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

PARTITURA (EX). Edição original portuguesa em papel, desdobrável da Sassetti Editores. Impresso nas oficinas de Bertrand Irmãos / Sociedade Topográfica, (49.0x30.5cm), nas quatro faces (capa a cores com predominância da tinta dourada).

 

 

Conforme observação na contracapa, esta presente edição é especial de homenagem da Sassetti aos autores deste sucesso internacional, Raul Portela, José Galhardo e Amadeu Vale. Composta originalmente em 1932 para a revista `portuguesa “O Pirilau” com o título “O Passado de Lisboa”, só passados 4 anos apareceu num disco de shellac de 78rpm da fadista Hermínia Silva como “Lisboa Antiga”. Um ano depois e devido à popularidade desta versão da Hermínia, aparece pela primeira vez numa partitura da Sassetti.
Mas foi sómente durante o ano de 1956 que esta composição ganhou notoriedade além-fronteiras quando Amália Rodrigues a gravou no seu álbum "Ao Vivo no Olympia de Paris", e, nesse ano a cantora francesa Gloria Lasso a registou num EP na etiqueta “La Voix De Son Maître”. Nesse mesmo ano o compositor e maestro norte-americano Nelson Riddle registou o tema como “Lisbon Antigua” e foi um sucesso nas terras do Tio Sam, alcançando o nº3 no U.S. Top Billboard.
Hoje em dia conhecemos as muitas versões do tema, não só de portugueses como de estrangeiros e de algumas variantes quanto ao título, casos Darío Moreno como "Adieu Lisbonne" e da Orquestra de Frank Chacksfield como "In Old Lisbon". Divulgamos então alguns dos nomes conhecidos, casos de Tony de Matos, Fernanda Maria, Roberto Leal, Ray Conniff, Gigliola Cinquetti, Manuel Marques, La Pequena Compania, Orlando Dias, Mitch Miller, Los Índios Tabajaras, Klaus Wunderlich, Ada de Castro, Madalena Iglésias, António Calvário, Maria José da Guia, Orquestra de José Calvário, Xavier Cugat, Jorge Fontes, Alice Maria, Jorge Costa Pinto, João Queirós, Ângela Maria, Alfredo Marceneiro, João Braga, e, já agora, porque não em forma de Postal Disco, como foi o caso (curioso) da editora francesa Phonoscope que publicitou as belezas de La Cote D’Azur com o tema instrumental de “Lisboa Antiga”.