Detalhes
VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original portuguesa da RR Discos / Riso & Ritmo / Arnaldo Trindade. Registo muito raro, usado e em excelente estado.
Carlos Francisco dos Santos (1915-1992), mais conhecido como o Carlos dos Jornais, foi uma figura popular no meio lisboeta, não só como ardina, mas também como poeta popular. Tinha esse dom de versejar com os clientes, muitos deles artistas da TV, da Rádio, da Política e do Teatro (era estimado e amigo da maioria dos actores e actrizes do Parque Mayer que se situava não muito longe do seu local de trabalho). Talvez devido a essa salutar convivência, surgisse em seu tempo o convite para a gravação dum disco pela editora lisboeta Riso e Ritmo. E em boa hora o fizeram, porque as “Quadras” são um perfeito documento sonoro duma era em que os jornaleiros eram vistos como uma classe em Portugal, e, por mais analfabetos que parecessem, tinham uma palavra a dizer sobre a sociedade portuguesa, tanto no seu aspecto político como em relação à imprensa e à vida artística (e dito em verso era uma coisa mais inaudita).
Provavelmente, se o Carlos dos Jornais vivesse mais uns anitos, e, aparecesse amiudamente em documentários televisivos, teria também como a Celeste Caeiro (a senhora dos cravos do 25 de Abril) uma condecoração póstuma por parte do actual Presidente da República.
A1. Quadras 1
B1. Quadras 2