SMITH, JIMMY

PORTUGUESE SOUL

1973
VERVE RECORDS
Vinil LP
DE
2304167

Stock: Disponível

17,50 €

PORTUGUESE SOUL

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original alemã da Reprise Records / WEA International. Registo raro, usado e em excelente estado.

 

 


Falar de Jimmy Smith, génio do órgão Hammond, e, em particular deste disco, “Portuguese Soul”, é falar um pouco também do carismático Pavilhão do Dramático de Cascais (ou, se preferirem, do Pavilhão de Desportos de Cascais, o nome escolhido inicialmente). Demolido em Setembro de 2005, sete anos depois dos últimos concertos de Rock com os Slayer, Sepultura e System of A Down, é hoje em dia mais recordado como o palco mítico de alguns dos mais importantes grupos de Rock da década de 70 (lá actuaram os Procol Harum, Clash, Soft Machine, Supertramp, Ramones, Amon Düul, e, sobretudo os Genesis em 1975 com Peter Gabriel, um dos mais marcantes concertos de que há memória do recinto).
No entanto foi com o Jazz que o Pavilhão começou a ser conhecido no meio musical. A sua inauguração em Novembro de 1971 coincide com a realização do 1º Festival Internacional de Jazz de Cascais. Estiveram presentes nos dias 20 e 21 desse mês algumas figuras incontornáveis do Jazz da época, como Miles Davis, Dexter Gordon, Charlie Haden, Keith Jarrett, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie e Art Blakey. Foi em 1972, no 2º Festival, que esteve presente Jimmy Smith juntamente com Dave Brubeck, Phil Woods, Cannonball Adderley, Jean-Luc Ponty, Elvin Jones e Marcos Resende. Dessa frutuosa experiência Jimmy Smith escreveu um singular texto na contracapa do disco, explicando o porquê do nome “Portuguese Soul”. Musicalmente, uma inspirada suite (a primeira desse género de Jimmy Smith), que preenche todo o Lado B.
Associado a este álbum, tão especial para muitos portugueses, está também Thad Jones, um dos grandes nomes do Jazz do século XX, não só como músico e compositor mas também como arranjador (é ele que aparece na foto da direita da contracapa).

 

 

A1. And I Love You So
A2. Blap
B1. Opening: Prologue
B2. 1st Movement: Portuguese Soul
B3. 2nd Movement: Ritual
B4. 3rd Movement: Farewell To Lisbon Town