Detalhes
VINIL - SLEEVE (EX / EX-). Edição original francesa da Numera Records. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Exemplar com uma tira original de papel colada na capa com a informação do conteúdo. Ver imagens.
Conforme dá para perceber pelas imagens, a capa deste EP foi reaproveitada de um outro disco comercializado pela editora Numera Records. O papel colado na parte superior da capa “esconde” a edição com a referência JBM137, relativa ao grupo brasileiro Os Gaudérios com os temas “Passeando no Pago” e “Carreteiro” (os temas que conseguimos vislumbrar na parte da tira descolada). Mas, vistas bem as coisas, a imagem da capa tem mais a ver com Portugal do que com o Brasil, no entanto temos de louvar a pessoa que estava à frente dos desígnios da Numera pois já fazia a reciclagem, e, era, por assim dizer, um pioneiro da actual Economia Circular.
Pioneiro como editor seria também essa pessoa da Numera por terras gaulesas, muito provavelmente um emigrante português que ia satisfazendo as saudades dos conterrâneos com edições de artistas portugueses, conforme é exemplo este EP. Seria gratificante saber mais pormenores da existência desta editora discográfica, uma das várias do género que existiram na década de 70 não só em França, mas também nos Estados Unidos e no Canadá (os principais polos de emigração portuguesa à época). Um trabalho de pesquisa à espera de ser feito.
Ainda quanto à Numera Records, não deixa de ser interessante o logotipo da editora que “resume” o mapa da cidade de Paris e para o seu parco catálogo ainda conhecido. Embora algo eclética nas suas edições, os destaques vão, naturalmente, para os músicos portugueses, casos do Trio Boreal, da fadista Maria Dilar e do cantor Tony Lopes, que, para quem este nome não diz nada, foi o primeiro artista estrangeiro a gravar uma composição escrita por Jean-Michel Jarre, a “Zig Zag Dança”.
A1. Pensar do Soldado
A2. Vamos a Santa Luzia
B1. Vamos ao Senhor da Pedra
B2. Rosita