CARLOS CLARA GOMES C/ BRIGADA VICTOR JARA E QUINTETO VIOLADO

ÓPERA DO BANDOLEIRO

1990's
DISCOS ACERT
CD
PT
9423114

Stock: Disponível

15,00 €

ÓPERA DO BANDOLEIRO

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

CD - SLEEVE (EX+ / EX+). Edição original portuguesa da ACERT- Associação Cultural e Recreativa de Tondela. Registo muito raro, manuseado e em excelente estado. Inclui livreto de 20 páginas com informações sobre a obra, as letras e as fichas técnicas.

 


Gravado em Portugal com músicos da Brigada Victor Jara, Trigo Limpo e no Brasil com músicos do Quinteto Violado. A "Ópera da Bandoleiro" conta a história de um andarilho de nome Benjamim, nascido na Madeira e cedo arrancado da sua ilha para servir nas casas nobres de Lisboa. É na capital que vai conhecer alguns famosos bandidos como o Zé do Telhado, que o leva, por sua conta, para Angola. Anos mais tarde, às voltas com a justiça, os dois são enviados para a Cadeia da Relação do Porto, onde conhecem um famoso escritor, Camilo Castelo Branco. Mas, uma vez mais os dois amigos salteadores conseguem fugir e rumam desta vez ao Brasil. Depois de mais aventuras e outros romances, Zé do Telhado e Benjamim regressam a Portugal para uma curta estadia, embarcando pouco tempo depois com destino a Angola. Alguns anos volvidos, a tragédia acontece a Zé do Telhado que acaba por falecer do mal "das febres". Sózinho, Benjamim volta para o Brasil onde, anos antes, encontrou felicidade ao lado duma bonita pernambucana. Mas a ida, atrás dessa antiga paixão, não termina em bem, e, desta vez Benjamim é obrigado a juntar-se ao um bando de malfeitores, o bando de Virgulino Lampião, que o inícia na odisseia do Cangaço. Ao fim de muitos anos e adversidades, Benjamim regressa finalmente à sua ilha, velho, pobre, doente e desacreditado das histórias que conta.
A "Ópera do Bandoleiro" foi, infelizmente, um projecto musical pouco divulgado, de autoria (com excepção de 3 títulos) de Carlos Clara Gomes, pese embora os muitos pontos de contacto com a conhecida e muito elogiada obra de Fausto, "Por este Rio Acima". Sem a folgosidade da escrita musical de Fausto, Carlos Clara Gomes merece no entanto ser lembrado por esta obra de fundo em que a cultura musical portuguesa une os 3 continentes (e onde se fala e canta na língua de Camões; Europa, África e América).

 


01. Abertura
02. Conto Contos
03. O Negócio
04. Saudade da Ilha
05. Primeiro Sangue
06. A Mascote
07. Auto da Paixão
08. Postal do Brasil
09. Cantiga d' Amiga
10. Oh, Quando Eu era Bandoleiro!...
11. Já Só me Deito com Negras
12. De Novo, o Mar.../ Mulher Rendeira
13. Bumba-Meu-Boi
14. Na Corte de Rei Lampião
15. Lampião Rei
16. Desafio
17. Pranto de Maria Bonita
18. Derradeiro Encontro
19. Foi na Folha do Facão
20. Terra Minha
21. Nordestes