MARIA DE FÁTIMA BRAVO E ANTÓNIO CALVÁRIO

ONTEM E HOJE (FESTIVAL TV 1961)

1961
DECCA RECORDS
Vinil 7"
PT
PEP1028

Stock: Disponível

12,50 €

ONTEM E HOJE (FESTIVAL TV 1961)

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX- / EX-). Edição original portuguesa da Decca Records. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Capa original tipo “sanduiche”, ver imagens.

 


Este EP é um raro exemplar dos primeiros discos editados com as músicas do Festival da Canção Portuguesa, neste caso em particular, do terceiro realizado a 20 e 21 de Agosto de 1961 e o primeiro a ter honras de transmissão pela televisão portuguesa. O mais interessante neste disco é ele ser dividido a meias por dois conhecidos concorrentes. No Lado A, temos a Maria de Fátima Bravo, celebrizada com o tema “Vocês Sabem Lá”, vencedora do primeiro Festival da Canção Portuguesa em 1958. No Lado B, encontramos António Calvário que viria a sagrar-se vencedor com a canção “Oração” em 1964 e o primeiro artista a representar Portugal no certame da Eurovisão.
Outra das curiosidades deste EP é que tanto Maria de Fátima Bravo como António Calvário interpretam um tema (o melhor classificado) que não foi o que cantaram no certame. “Ontem e Hoje” foi a primeira classificada mas na voz original de Simone de Oliveira e “De Cá para Lá”, foi segunda classificada na voz da Maria Clara. Quanto a “Oração para Dois”, foi quarta classificada na voz de Maria de Fátima Bravo, mas o êxito só iria surgir algum tempo depois com a versão de António Calvário. Á época estas trocas eram muito comuns, que por vezes até se perde o fio à meada, de quem cantou o quê e de quem. Do que sabemos ao certo, é a participação a Orquestra de Helder Martins nos quatro temas e que as imagens da capa e contracapa são do fotógrafo Mário Ferraz.

 


A1. Ontem e Hoje
A2. Oração para Dois
B1. De Cá para Lá
B2. Porque Voltei