NECA RAFAEL

O INCOMPARÁVEL NECA RAFAEL

1975
DISCOS RAPSÓDIA
Vinil LP
PT
LDF037

Stock: Indisponível

O INCOMPARÁVEL NECA RAFAEL

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX- / EX-). Edição original portuguesa Discos Rapsódia. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Exemplar com algum envelhecimento visível.

 


Um intérprete de êxito do designado Fado Humorístico, com uma extensa carreira musical e discográfica desde as décadas 40, 50, 60 e 70. Ainda está por contabilizar as dezenas de 45 rpm editados maioritariamente nas editoras Ofir, Rapsódia e Clave, todas etiquetas da cidade do Porto. Na verdade Manuel Garcia da Silva, conhecido como Neca Rafael, nasceu na Afurada, Vila Nova de Gaia, em Janeiro de 1906 e foi durante toda a sua vida (até Fevereiro de 1978 data do falecimento), um artista muito acarinhado pelas gentes do norte. A maioria do seu reportório, de rábulas humorísticas e temas de Teatro de Revista, tiveram a sua assinatura. Fazia-se sempre acompanhar ao vivo e em estúdio pelos melhores músicos locais e eram famosas as suas desgarradas com Adelina Silva. Num país de brandos costumes, muitas das canções gravadas eram sátiras ao poder instituído e a "governantes" pouco escrupulosos e medianos. Aliás, composições que ainda se mantêm actualizadas.
Quanto a este álbum, será porventura um dos mais raros discos de Neca Rafael, já que não se conhecem muitas mais edições neste formato de 33 rpm, nem tão pouco (com muita pena nossa) no actual formato CD. Uma infelizmência para a nossa cultura! Temos no entanto que valorizar o que temos, e, este LP é senhor de uma das capas de vinil mais apelativas pela sua descompostura!... Mas tudo é real, mesmo a gaita de foles, que foi um instrumento valorizado nas suas gravações. Como dizia alguém e com razão, o Neca Rafael foi um artista muito à frente, e, tal como o próprio afirmava em vida “Tudo passa, mas o Fado fica!”

 

A01. Onde Está o Rapazote?
A02. Comício da Cordoaria
A03. A Tareza
A04. As Anedotas
A05. Rabos de Bacalhau
A06. Uma Casa Portuguesa
B01. Já Estás C’os Copos
B02. Dupla Humorística:
B2a. Ó Tempo Volta P’ra Trás
B2b. Fado da Despedida
B03. O Mal é de Quem Vai
B04. Vindimas
B05. Dois Burros