FERNANDO CARRIEDO E MARTA MESQUITA DA CÂMARA

LOUCA QUIMERA (STUART CARVALHAIS ART COVER)

1940'S
JULIO DA FONSECA (PARTITURAS MUSICAIS)
PARTITURA
PT
PARN59

Stock: Indisponível

LOUCA QUIMERA (STUART CARVALHAIS ART COVER)

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

PARTITURA (EX-). Edição original portuguesa em papel, desdobrável, do Centro Musical Júlio da Fonseca- Porto. Impresso a cores, nas quatro faces, (50.5x33.0 cm). Exemplar com um corte (colado) parte central, conforme imagens.

 

 

O que chama mais atenção ndesta partitura, “A Louca Quimera”, é a excelência da capa de Stuart Carvalhais, um autor que, merecidamente, já dedicamos um extenso artigo em 2017; “Stuart…um Homem e um Artista de muitas Paixões” (ver em Disco e Daquilo).
Quanto ao autor deste Tango para Piano, pouco sabemos do seu trajecto pessoal e artístico, mas tudo leva a crer que nasceu nos finais do século XIX no norte de Portugal. Sabemos sim que na década de 20 era já famosa a Orquestra de Fernando Carriedo, uma orquestra que acompanhou algumas das celebridades da época. E, como informa a partitura, também compunha e temos conhecimento dum disco de shellac em 78rpm da popular Corina Freire com uma composição da sua autoria, “Teodoro Não Vás ao Sonoro”. E já que falamos em sonoro, também temos informação que Fernando Carriedo aparece na direcção musical de um dos primeiros filmes sonoros em Portugal, “A Vida do Soldado” dirigido em 1930 por Aníbal Contreiras.
Quanto ao autor da letra desta partitura, é na verdade uma professora e uma mulher das letras, Marta Mesquita da Câmara (1895-1980). Sabemos que nasceu no Porto e fez lá toda a sua carreira não só como professora mas também como redactora em vários jornais nortenhos e fez parte do corpo directivo da Associação dos Jornalistas e Homens das Letras do Porto.