SHEGUNDO GALARZA E SEU CONJUNTO

LISBOA NOCTURNA

1955/56
DISCOS ESTORIL
Vinil 10"
PT
LD5011

Stock: Indisponível

LISBOA NOCTURNA

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (VG++ / VG+). Edição original portuguesa no formato 10" (25 cm), Discos Estoril / Ibéria – Vila Franca de Xira. Registo muito raro, usado e em bom estado geral. Contracapa com sinais de papel quebrado em dois lados (colados). Ver imagens.

 


Shegundo Galarza, proeminente orquestrador e compositor, nasceu no vizinho País Basco em 1924 e faleceu na cidade de Lisboa em 2003.
Em 1948 foi contratado para o Casino Estoril onde actuou diariamente durante dois anos. Gravou os primeiros discos de 78 rpm, (hoje autênticas raridades), para a editora Melodia. Em finais de 1951 partiu rumo a Luanda para a inauguração da Cinema-Boite “Restauração”. No ano seguinte foi contratado para actuar no Hotel Polana em Lourenço Marques. De 1953 a 1954 actuou e gravou também em Joanesburgo. Foram editados na África do Sul 6 discos para a etiqueta Decca.
Regressou a Moçambique onde permaneceu mais um ano no Hotel Polana. Veio então definitivamente para Portugal com contrato para o Hotel Palácio. Nessa altura assinou para a editora Estoril, onde gravou 4 LP's (este é o primeiro).
Actuou na RTP em dezenas de programas e eventos durante 30 anos.
No total, a solo ou com a sua orquestra, Shegundo Galarza gravou cerca de 50 LP's, várias dezenas de EP's e singles para as mais variadas editoras tanto portuguesas como espanholas, com destaque para a RCA, a Roda, a Alvorada, A Voz do Dono, a Orfeu, a Belter, a Marfer e claro a Estoril. Foi nesta editora que o autor gravou o tema "Rock And Roll (Ritmo Sobre Teclas)", dando a Shegundo Galarza a primazia de ter sido o primeiro músico em Portugal a utilizar o termo Rock And Roll num registo discográfico.

 

 

A1. Bailinho da Madeira
A2. Foi Deus
A3. Espiñita
A4. Selecção de Canções Italianas (Anema e Core / Souvenir d'Itália)
B1. Sei Finalmente
B2. Tango das Castanholas
B3. Coplas
B4. Selecções de Baiões (Tristonho / Adeus, Adeus Mouraria)