JOÃO PEDRO ALMEIDA ROCHA

LIBERDADE É FRUTO (DISCOS PERDIDOS E OUTRAS CANÇÕES DE ABRIL)

04/2017
SFAAC
LIVRO
PT
42464517

Stock: Disponível

17,50 €

LIBERDADE É FRUTO (DISCOS PERDIDOS E OUTRAS CANÇÕES DE ABRIL)

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

LIVRO (NM). Publicação original portuguesa da SFAAC- Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra. Edição em capa mole, (21x15 cm), com 228 páginas ilustradas e comentadas. Livro em muito bom estado, como novo.

 


Para quem se interessa por esse “fenómeno musical” que aconteceu em Portugal após o 25 de Abril de 1974, tem neste livro, “Liberdade é Fruto”, uma boa ferramenta de estudo. Um estudo que tem no entanto os seus antecedentes e que são aqui também referidos e valorizados. Esse tal “fenómeno musical” não foi, nem será exclusivo da nossa cultura, mas de todas as culturas que estiveram oprimidas durante dezenas de anos, e que, de um dia para outro, encontraram a liberdade na palavra escrita, dita e cantada (por vezes algo exagerada, como o autor muito bem referência).
Em Portugal, durante o tempo da ditadura, essa liberdade andava como escondida em muitos registos musicais. Havia no entanto as edições clandestinas que furavam as regras da censura, mas a sua divulgação, ou mesmo a sua existência, era por assim dizer proibitiva. Neste livro de João Pedro Almeida Rocha podemos pois encontrar (em palavras e imagens) muitos desses registos que (na maior parte dos casos) ainda são desconhecidos para as novas gerações.
“Liberdade é Fruto - Discos Perdidos e Outras Canções de Abril” é pois mais que um repositório desse material maldito (antes do 25 de Abril) e um tesouro material (depois do 25 de Abril). Um livro que não só glorifica os mais conhecidos (José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Luís Cília, José Mário Branco e Pedro Barroso), mas também valoriza os que ninguém, ou quase ninguém se lembra (António Beja, Zé da Vesga, Eduardo Lemos, Artur Gonçalves e Maria Amélia Proença). Porém, muitos mais são aqui neste livro referenciados, sempre com a melhor informação e rigor possível, o que apraz a todos os que se interessam por este tipo de leitura.