REINALDO, HORÁCIO

HE LUANDA

1967
MARFER
Vinil 7"
ES
MEL2072

Stock: Indisponível

HE LUANDA

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original espanhola Discos Marfer. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Uma rubrica no label.

 

 

Este cantor / guitarrista angolano que se radicou no continente no início da década de 60 (por cá editou mais de uma vintena de singles e EP's), deixou uma obra gravada apreciada por muitos e desconhecida por muitos mais. O interessante é que Reynaldo (ou Reinaldo), ao seu jeito foi mesmo um “pioneiro” da designada World Music, já que gravou quase todos os géneros conhecidos: Mornas de Cabo Verde “O Jangadeiro” / “N'ha Codê”, música Africana “Atchim Guiné” / “Maracatu de Luanda”, música Brasileira “Samba Que Eu Quero Ver” / “O Samba virou ié-ié”, música Brejeira “Coisas Esquisitas” / “A Muié e o Automóvel”, o Fado “Fado Xu Xu” e outros géneros como o Twist, o Chá Chá Chá, Marchas e até relatos de futebol. Em quase todos os seus discos havia a participação do seu grupo de apoio, os Camondôngos, e, pelo que se sabe gravou para várias editoras. A primeira vez foi para a Parlophone (6 discos editados em meados da década de 50, ainda em 78 rpm e um single de 45 rpm em 1958), seguiram-se a Rapsódia, a Alvorada, a Ofir, a Orfeu, a Tagus, a Marfer e a Roda. Sabemos também que existem EP’s com prensagem francesa da Barclay. Outra particularidade deste artista (como acontece neste disco), é a presença quase constante de uma guitarra, algumas até de marca que exibia com satisfação nas capas! E por falar em capas, algumas são de muito bom gosto, como acontece nos EP’s conhecidos (são pelo menos 3), da editora Orfeu no início da década de 70 com fotografias de Fernando Aroso.
Infelizmente, e, como acontece com outros artistas em Portugal, não existe nada em suporte digital. Convenhamos que já era tempo do senhor Reinaldo contagiar os mais novos com um pouco da sua alegria musical. Afinal onde param essas bobines ?!...

 

A1. Eh Luanda
A2. Toada Para Alegrar nº2
B1. Provérbios Malucos
B2. Minha Sogra é uma Orquestra