JOLY BRAGA SANTOS/ QUARTETO 1111/ ELTON JOHN/ DUO OURO NEGRO

FESTIVAL DE VILAR DE MOUROS 1971

04/1971
POSTER
PT
NONE32

Stock: Indisponível

FESTIVAL DE VILAR DE MOUROS 1971

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

POSTER (EX). Edição original portuguesa em papel (95x68 cm), impresso nas Oficinas Gráficas Manuel A. Pacheco. Com duas informações em rodapé e parte superior direito, conforme imagens.

 


Este poster, bastante raro nas óptimas condições em que este se apresenta ao fim de 50 anos, não publicita, como seria expectável para os dias de hoje, as principais atracções musicais do evento, Elton John e Manfred Mann. Mas foi uma forma de contornar a censura do regime salazarista que não via com bons olhos a presença de músicos de rock estrangeiros que viessem denegrir a moral da nossa juventude.
Desta forma anunciou-se em letras gordas os compositores portugueses Joly Braga Santos e António Vitorino de Almeida como cabeças de cartaz e deixou-se para o fim a indicação da música moderna para a juventude por conjuntos nacionais e estrangeiros (sem especificar). Para abrilhantar a informação do poster, nada melhor que uma bela imagem bucólica do local do Festival, tão de agrado do regime (um país que era um jardim à beira mar plantado).
O certo é que este Festival de Mouros de 1971 ficou para a história por ter sido o primeiro do género em Portugal, onde quase todos quiseram ir na segunda semana para ouvir e presenciar ao vivo não só os citados Elton John e Manfred Mann, mas também as bandas nacionais de maior prestigio à época: Quarteto 1111, Pop Five Music Incorporated, Psico, Chinchilas, Objectivo e Sindicato de Jorge Palma. Quanto à primeira semana dedicada à Música Clássica, não só estiveram Joly Braga Santos e António Vitorino de Almeida, mas também a poetisa Natália Correia e a pianista recentemente falecida, Olga Prats. Quanto ao terceiro fim-de-semana, dedicado ao Fado e à Música Tropical, foi, como seria de esperar, bem servido com as presenças de Amália Rodrigues e do Duo Ouro Negro.