Detalhes
REVISTA (EX). Publicação original portuguesa da E.N.P.- Empresa Nacional de Publicidade. Revista semanal (30x21 cm) com 20 páginas ilustradas a cores e a preto e branco. Capa mole.
O Cavaleiro Andante foi uma revista de culto portuguesa dedicada essencialmente à banda-desenhada e que existiu entre 1952 a 1962. Nesses 10 anos teve apenas um único director, Adolfo Simões Muller, um prolífero escritor de obras históricas para um público mais jovem.
Para um público maioritariamente juvenil são também as histórias do Cavaleiro Andante. Alguns desenhadores incluídos neste número Especial de Natal são portugueses, casos de Victor Péon com "Aventura na Selva", José Garcez com "Através do Deserto" e José Ruy com "Os Desconhecidos Daquela Noite", autor também da bonita capa. Mas não faltam, como era apanágio, os autores clássicos estrangeiros, casos de Hergé com "Tintin", Morris e Goscinny com "Lucky Luke" e Jean Graton com "Michel Vaillant".
Em 1986 Rui Veloso musicou um belíssimo tema de amor escrito por Carlos Tê, que não deixa de ser afinal uma homenagem à revista. E, como muitos sabem, a cantiga começa assim:
"Porque sou o cavaleiro andante
Que mora no teu livro de aventuras..."