PEDRO JORDÃO

EU JÁ VOEI !

1976
DISCOS ALVORADA
Vinil LP
PT
LPS989

Stock: Disponível

22,50 €
Está interessado neste produto?
FALE CONNOSCO

EU JÁ VOEI !

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original portuguesa da Alvorada / Rádio Triunfo. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Capa de abrir, "gatefold cover", com imagens e as letras. 

 


Figura única na Música Popular Portuguesa, Pedro Jordão (professor, tradutor, escritor, compositor e discípulo de Yoga) é um dos autores desconhecidos do grande público e há muito que merecia um destaque na comunicação social. Teve alguma visibilidade a partir dos Festivais RTP da Canção de 1967 e 1968. Escreveu canções em conjunto para vários intérpretes, entre os quais se destacam Simone de Oliveira, Tonicha, António Mourão, Paula Ribas, Dário de Barros, Maria Teresa Horta, Mirene Cardinalli, Nicolau Breyner, António Calvário, Artur Garcia e João Maria Tudella. É deste último intérprete o belíssimo álbum, “Tudella Canta Música de Pedro Jordão”, editado pela Decca em 1969. Em Dezembro de 1974 surge no mercado um raro single de Maria Teresa Horta, "Mulheres Guerrilheiras", com poemas da autora, mas as musicas, os arranjos e a direcção da orquestra são de Pedro Jordão.
Em 1976 editou o seu único LP até à data, “Eu Já Voei! Como possivelmente vocês nunca voaram…”. Pedro Jordão musicou, entre outros, poemas de Eugénio de Andrade, Mário Gonçalves, Rui Malhôa e uma vez mais, Maria Teresa Horta. Ele próprio, na contracapa do disco, Agradece, Lamenta e Dedica “… este trabalho a todos aqueles que já compreenderam que a verdadeira revolução social começa dentro de cada homem…”. Ele que já tinha iniciado essa revolução em 1967. Num país em que a Censura estava bastante activa, Pedro Jordão musicou um poema de Rui Malhôa, “Balada da Traição do Mar”, canção essa seleccionada para o Festival da Canção. Um claro manifesto contra a ditadura, cantado em directo e que passou despercebida aos censores.

“Eu Vi Lá ao Longe Acenar
Mãos Brancas de Gaivota
Que Me Vinham Buscar,
Traziam Desejos de Voar
Voar P’ra Céus Mais Livres
Sem Nuvens para Chocar…”

 

 

A01. O Teu Sorriso é Como Um Rio
A02. Madrigal
A03. O Mar Nos Teus Olhos
A04. Educação Sentimental / Só Comigo
A05. Modo de Amar III
A06. Ambiguidade
A07. Menino Que Tanto Mexes
B01. Como Possivelmente Vocês Nunca Voaram, Quero Dizer-vos Que, Entre Outras Coisas, Eu Já Voei !
B02. Os Ratos e a Fábula
B03. O Pintor (Ao Rui Malhôa)
B04. A Invenção da Empresa
B05. Trilogia II
B5a. Contabilidade Poética
B5b. Baba Salgada
B5c. Poema da Grande Fome