OGANDO, ALICE

DESCEU DO CÉU NUM RAIO DE LUZ

1967
ALVORADA
Vinil LP
PT
LPS053

Stock: Disponível

27,50 €

DESCEU DO CÉU NUM RAIO DE LUZ

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX+ / EX+). Edição original portuguesa da Alvorada Internacional. Registo muito raro, usado e em excelente estado.

 

 

Uma encomenda da Emissora Nacional a Alice Ogando numa altura das comemorações do Jubileu de Ouro das Aparições de Fátima. Alice Ogando foi uma escritora, poetisa e tradutora (principalmente das obras de Stefen Zweig) e autora de muitas adaptações (como é este o caso) para registos discográficos, mas também para o Teatro e a Rádio. Uma pergunta fica no ar, sobre qual a verdadeira razão da escolha de Alice Ogando para esta "empreitada", para mais que a autora tinha-se já revelado através da escrita, algo adversa a estas coisas da fé e religiosidade. Pois bem, das muitas facetas artísticas que encontramos em Alice Ogando, uma delas prende-se pelo facto de também ter sido uma actriz. Apareceu em 1928 no filme de Rino Lupo, "Fátima Milagrosa", e, contracenou entre outros actores, com o conhecido Manoel de Oliveira (o primeiro papel que fez no cinema ainda como actor). Outros pormenores sobre a autora; sabemos que nasceu em 1900, faleceu em 1981 e foi casada com o popular escritor André Brun (teve mesmo várias obras conhecidas adaptadas ao Teatro e ao Cinema). Em 1970 foi a própria Alice Ogando a adaptar " A Maluquinha de Arroios" para o filme de Henrique Campos. Foi por assim dizer uma mulher de escrita, uma campeã de vendas nos designados romances cor-de-rosa. Assinou com vários pseudónimos, em que destacamos o nome de Mary Love e alguns títulos bombásticos à época: "Minha Mulher é um Homem", "Eu Sou a Mãe", "O Teu Marido Sou Eu" e "Entrou-me um Coração pela Janela". Para melhor conhecimento da sua obra é preferível, hoje em dia, entrar num alfarrabista onde poderemos encontrar (com alguma sorte) os mais variados textos, traduções e obras publicadas (maioritariamente) na Livraria Civilização, Guimarães Editores, Agência Portuguesa de Revistas e Crónica Feminina.
Mas falando um pouco mais deste disco; a acção desenrola-se no ano de 1917, na Vila de Aljustrel, fala das aparições de Fátima e dos seus protagonistas: Lúcia, Jacinta, Francisco, as mães, o pai de Jacinta e Francisco, Nossa Senhora de Fátima, o Prior, o Administrador, o Preso, o Anjo, num total de 14 personagens distribuídos por vários conhecidos actores do Teatro, da TV e do Cinema. Como se pode comprovar pela ficha artística na contracapa, entre os personagens encontra-mos os nomes de João Perry, Carmen Dolores, Armando Cortez, Eunice Munõz, Assis Pacheco e Mariana Rey Monteiro.
Como curiosidade; sabemos de que esta obra discográfica foi editada com duas capas diferentes e que existe também em edição francesa da Alvorada Internacional (LPS052), intitulada como “La Belle Dame Vêtue de Lumière”.

 

 

A1. Desceu do Céu Num Raio de Luz (1ª Parte)
B1. Desceu do Céu Num Raio de Luz (2ª Parte)