LEITÃO DE BARROS

COMO EU VI CASTRO ALVES & EUGÉNIA CÂMARA

1949
LIVROS DE PORTUGAL RJ
LIVRO
PT
NONE60

Stock: Indisponível

COMO EU VI CASTRO ALVES & EUGÉNIA CÂMARA

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

LIVRO (VG+). Publicação original portuguesa Livros de Portugal- Rio de Janeiro. Impresso na Neogravura- Lisboa, em capa mole a cores, (24.0x16.0cm) e com 220 páginas. Com dezenas de fotografias do filme “Vendaval Maravilhoso” e outras imagens relativas aos personagens do livro e locais descritos na obra original. Capa e exemplar com algum envelhecimento, conforme imagens.

 

 

Em 1949 Leitão de Barros (1896-1967), realizava o filme luso-brasileiro “Vendaval Maravilhoso”, cujo principal papel feminino é protagonizado por Amália Rodrigues no papel de Eugénia Câmara. Este livro (relacionado justamente com o filme) foi escrito à época pelo realizador e era destinado sobretudo ao público brasileiro, já que tratava da vida e obra do poeta baiano António Castro Alves (apelidado em terras de Vera Cruz como o Poeta dos Escravos), mas um desconhecido para a maioria dos portugueses.
Algumas considerações sobre este polémico filme do realizador português (nem sempre bem visto pelo Estado Novo) e algumas das imagens da nossa fadista como actriz, já tinhamos dado conta num artigo d' O Covil do Vinil em 2020, “Mostra do Centenário de Amália Rodrigues”, que poderá visualizado em DISCO E DAQUILO.