Detalhes
ENVELOPE - SELO (EX- / EX-). Edição original dos CTT / Correios do Porto. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Subscrito com selo, “almofadado” no interior com papel fino colorido, conforme imagens.
O que este envelope tem de especial, não é só pela sua antiguidade (perto dos 100 anos) mas mais por estar personalizado com um original logotipo dum conjunto musical designado como Carlino Music Band. Sabemos seguramente que o/a Carlino Music Band era da cidade do Porto e tinha a sua "sede" na velha Rua dos Mártires da Liberdade, conforme está impresso no sobrescrito. A julgar pelo nome, o principal mentor seria um músico de nome Carlos Lino, mas não deixa de ser uma suposição pois nada sabemos quanto ao conjunto para além do que já foi dito. No entanto, não deveria ser uma formação qualquer, pois não haveria muitos à época com esta “apresentação”.
Que tipo de música executavam?... A julgar pela figura no logotipo deveria ser mais música com influência norte-americana dos ritmos de Jazz, um género em moda que se espalhou pela Europa após a Primeira Grande Guerra. A proliferação dos conjuntos e das orquestras com a designação Jazz Band era também comum na década de 20 nas principais cidades europeias como Londres, Paris, Berlim, Madrid e Lisboa, onde existiam muitos cabarets, clubs e music-halls que difundiam os ritmos mais modernos de dança como o Charleston e o Foxtrot. Eram pois locais de convívio nocturno próprios para artistas, políticos, burgueses endinheirados e onde havia sempre espaço para um restaurante com um palco por perto para as atrações musicais. Provavelmente o Carlino Music Band faria essa função de entretenimento na cidade do Porto, uma cidade que foi sempre muito vocacionada para a criatividade artística, não só no aparecimento de novos valores musicais como em novas estações de rádio e embrionária de muitas editoras. Pena é que só tenha chegado até aos nossos dias este envelope sem a missiva, ou, o convite dirigido ao digníssimo professor do Liceu de Chaves. E, sem queremos entrar em bisbilhotices, talvez ela nos informasse mais sobre a Carlino Music Band e o seu percurso artístico por terras do norte.
Uma coisa é bem certa, para quem pensa, ou, nos incute que há 100 anos ir da cidade do Porto a Chaves eram coisa para durar uma “eternidade”, afinal podia demorar só 1 dia! (a comprovar está os carimbos dos correios na frente e no verso da carta).