ORQUESTRA RESENDE DIAS

CANÇÕES DOS AÇORES

1972
ALVORADA / RÁDIO TRIUNFO
Vinil 7"
PT
EP601369

Stock: Disponível

6,50 €

CANÇÕES DOS AÇORES

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (NM / NM). Edição original portuguesa da Alvorada Discos / Rádio Triunfo. Registo raro e em muito bom estado, vinil como novo.

 

Nasceu na cidade do Porto no dia 25 de Abril de 1916, (faz hoje 100 anos!), um dos maiores vultos da Música Popular Portuguesa, de seu nome Resende Dias. Escreveu centenas de canções para os mais diferenciados intérpretes nacionais, entre os quais estão Tristão da Silva, Maria Amélia Canossa, Rui de Mascarenhas, Júlia Babo, Simone de Oliveira, Fernanda Gonçalves e José Augusto.
Entre os temas mais conhecidos do grande público, os destaques vão para "A Moda da Amora Negra" de Florência, "De Rosa Branca ao Peito" de Mariza, "Tarde Triste no Campo Pequeno" de Lenita Gentil e "Regresso" de António Calvário. Não são muitos os discos que encontramos gravados pela Orquestra de Resende Dias, (como este EP da editora Alvorada é um bom exemplo), mas nos créditos são muitos os que solicitaram os seus préstimos. Sempre requisitado para muitos festivais, foi premiado em 1958 no primeiro Festival da Canção Portuguesa.
Como violetista, Resende Dias esteve ligado à Orquestra Sinfónica do Porto durante 36 anos. Um dos factos mais curiosos foi também a sua ligação ao cinema e ao cineasta Manoel de Oliveira, pois em 1942 o jovem maestro aparece num papel secundário no célebre filme "Aniki-Bó-Bó".
Resende Dias faleceu na cidade do Porto a 28 de Janeiro de 1992, mas o seu nome e a sua obra continua viva para as novas gerações. Existe na internet um site, "resendedias.wordpress.com", todo ele dedicado à sua memória e muito bem elaborado. Uma mais valia para quem gosta de estar bem informado sobre os nomes menos conhecidos e algo esquecidos na Música Popular Portuguesa, mas que tiveram um papel preponderante no enriquecimento da nossa cultura.

 


A1. Lundum Açoriano
A2. Ano Bom
B1. Adeus, Ilha de S. Miguel
B2. Ilhas dos Açores