Detalhes
VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original portuguesa Discos Rapsódia- Porto. Registo muito raro, usado e em excelente estado.
Tal como os Mini Pop, um projecto musical com miúdos do Porto, também Maria José e o Seu Mini Trio nasceram no norte, concretamente em Vila Nova de Gaia e tiveram bastante sucesso até inicios da década de 70. Pelo que sabemos este EP “Canção do Emigrante” foi o derradeiro da conta pessoal das 3 meninas (nesta foto vestidas de hospedeiras). No total editaram seis EP's e um LP. Mas já que estamos com a mão na massa, nada melhor que um pouco de história e transcrever algumas notas biográficas da mais jovem “vedeta” da Rapsódia, conforme vem no texto na contracapa do 1º EP:
“ Maria José (seu nome completo Maria José Moreira da Silva), iniciou a sua promissora vida artística aos 5 anos... Nascida a 19 de Março de 1960, efectuou a sua primeira actuação em público em 8 de Dezembro de 1965... Os sucessos continuaram e em Fevereiro de 1966 foi convidada a realizar vários espectáculos frente às câmara da TV, conquistando assim inúmeros admiradores em todo o País. Seus pais, no firme desejo de lhe proporcionarem o maior aproveitamento das suas excepcionais qualidades, adquiriram um orgão electrónico que é hoje o seu instrumento preferido, embore goste também de tocar acordeão e piano... A etiqueta “Rapsódia” orgulha-se pois de incluir no seu catálogo o primeiro disco de tão esperançosa artista, que, apesar de muito jovem, é já uma encantadora realidade no mundo musical. “
Como nota final, e, por fontes credíveis, sabemos que Maria José foi viver para Espanha quando já jovem mulher decidiu casar com um artista natural do país vizinho. E a história da nossa vedeta parecia acabar por aqui (como era quase um hábito entre as jovens cantoras da época) mas não. A parte mais triste da história é que o casal (já com descendentes) foram assassinados por motivos pouco abonatórios e contraditórios perante a “Justiça” espanhola.
A1. Canção do Emigrante
A2. A Montanha
B1. Cântico
B2. Canção Simples