TERESINHA C/ ORQUESTRA DE JOÃO NOBRE

CACHOPA DAS SAIAS BRANCAS

1960(?)
COLUMBIA RECORDS
Vinil 7"
PT
SLEM2048

Stock: Indisponível

CACHOPA DAS SAIAS BRANCAS

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original portuguesa da Columbia Records / Graphophone Company. Registo muito raro, usado e em excelente estado.

 


Pouca informação existe sobre esta cantora portuguesa das décadas de 50 e 60, Maria Teresa, ou, como quem abrevia, Teresinha, (temos conhecimento de apenas mais 2 discos de 45rpm em seu nome). Quanto a este EP, embora o destaque vá para o tema de Fernando La Rua/Nóbrega e Sousa (com uma belíssima capa a condizer), a verdade que o tema “O Cochicho” ainda surpreendia os ouvintes mais novos passados 28 anos após a sua estréia em palco por Beatriz Costa na revista “Pim Pam Pum”, ou, mesmo a geração actual (88 anos depois!).
O certo é que por esta altura (voltamos à década de 60) este clássico da música portuguesa já tinha sido gravado por diversas cantoras, como foi exemplo maior a versão de Maria Amélia Marques para o programa “Melodias de Sempre”, com o senão de ter sido censurada pois não se podia cantar o verso “No Cochicho da Menina”. Censuradas ou não, conhecem-se várias versões e na sua maioria interpretadas por vozes femininas, como Maria das Neves, Irene Coelho, Maria Portugal, e, claro, por Maria Teresa, ou se preferirem, Teresinha. Mas verdeiramente quem popularizou “O Cochicho” foi a nossa grande fadista Amália Rodrigues numa gravação já da década de 70. Mas isso já são outras histórias, ou mais precisamente, outras cantorias.

 

 

A1. A Moda do Trai-Lai-Lai
A2. O Cochicho
B1. Cachopa das Saias Brancas
B2. Lisboa Foi Sempre Mulher