OS STRANGLERS NAS FESTAS DE S.BENTO - SANTO TIRSO

CONCERTO PELAS 22.00H NO DIA 10 DE JULHO DE 2017

Banda inglesa pioneira do Punk, os Stranglers estão de volta a Portugal para um concerto ao ar livre na Praça 25 de Abril em Santo Tirso, integrado no cartaz das Festas de S. Bento de 2017.

Numa altura em que comemoram os 40 anos de edições discográficas, “Rattus Norvegicus” foi o primeiro LP editado em Abril de 1977, os Stranglers apresentam-se com metade da sua formação original, isto é, Jean-Jacques Burnel e Dave Greenfield, juntamente com os novos Baz Warne e Jim MacAulay. Este último substitui nas digressões o original baterista Jet Black, que por motivos de saúde não viaja em tourné mas que continua como membro efectivo da banda.

O som e a alma dos originais Stranglers continua presente, não só pela presença do guitarra-baixo/vocalista Jean-Jacques Burnel mas também pelo carismático teclista Dave Greenfield a lembrar por vezes o som de Ray Manzarek dos Doors. Não irão faltar pois, os hits da praxe que todos anseiam de ouvir; "Always The Sun", "Strange Little Girl", "Get A Grip (On Yourself)", "Peaches", “No More Heroes”, "Golden Brown", “96 Tears”, "Who Wants The World", "Skin Deep" e, naturalmente "La Folie", um tema que em 1982 no Festival de Vilar de Mouros os Stranglers levaram com uma tremenda assobiadela não só pela sua exclusão da playlist, mas também por terminarem o concerto com "La Folie" a passar em gravação de fundo. Bem vistas as coisas, e, ao fim de 35 anos, isto não foi mais que uma atitude irreverente e de provocação própria de um conjunto que emergiu do movimento Punk Inglês.

A todos os que se deslocarem a Santo Tirso, poderão disfrutar a partir das 22 horas, antes dos Stranglers, a actuação dum grupo da casa, os míticos Ecos da Cave, uma referência do nosso Post-Punk e da Música Alternativa Portuguesa, que festejam neste ano os seus 30 anos de existência. "As Papoilas do Campo Estéril", único álbum do grupo editado em 1991, vai ser apresentado em parte ao vivo para delícia de muitos admiradores. Não irão também faltar alguns dos temas que estavam no projecto do 2ª álbum, entre os quais "Espírito Livre" e "Desejo". 

Um cartaz aliciante para quem gostar de música. Vai ser numa segunda-feira, único senão, mas é de borla!

 

Texto: Francisco J. Fonseca