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VINIL - SLEEVE (VG+ / VG+). Edição original sul-africana da Gallotone Records. Registo muito raro, usado e em bom estado geral. Fita-cola no canto inferior direito, conforme imagem. Algum uso visivel e audivel.
Seja qual for o seu real valor na Música Popular Portuguesa, o certo é que Eduardo Jaime tem sido um ilustre intérprete a merecer alguma atenção por parte de alguns discófolos que aparentemante desconheciam a existência. Aos poucos vão aparecendo os seus discos, para deleite de alguns colecionadores de vinil, e, pelo que sabemos, editou perto duma vintena de LP's e EP's durante toda a década de 60 e parte de 70. A seu favor teve os melhores estúdios de gravação em África e também alguns dos melhores produtores da altura, em especial o conceituado Dan Hill, músico e orquestrador dos vários álbuns apelidados de “Sounds Electronic”.
Para termos uma ideia da qualidade das gravações, teriamos que ouvir também uma série de registos que nos presentearam alguns dos melhores intérpretes da Música Popular Portuguesa que viveram, ou estiveram de passagem por Moçambique, e que, amiúde das vezes íam gravar aos Estúdios Gallo. Entre eles estão o Duo Ouro Negro, João Maria Tudella, Natércia Barreto, Conjunto Amélia Muge, Jorge Costa Pinto e, claro, Eduardo Jaime.
Não só cantou na nossa lingua, como também em inglês, francês, italiano e espanhol, facto que se pode constastar neste LP. Os géneros eram os que estavam na moda, muitas influências de Marino Marini, Paul Anka e António Prieto. Mas o que torna este intérprete especial no contexto dos primeiros artistas portugueses da Música Pop Portuguesa, a par dos Conchas, Victor Gomes, Zeca do Rock e Paula Ribas, é que ele foi o único que teve o privilégio de editar, na maioria dos casos, já no formato LP e não EP como acontecia geralmente com os artistas nacionais. Se há quem considere que o primeiro LP de música Pop Portuguesa surgiu em 1966 pelo Conjunto Académico João Paulo, terá que rever essa parte da história (primeiro sim, mas em Portugal). Mas para melhor compreensão da sua importância dentro da Música Popular Portuguesa, nada melhor que transcrever o texto na intrega (algumas passagens são mesmo datadas, mas ao mesmo tempo, verdadeiramente originais).
“Eduardo Jaime não é um caso vulgar da Rádio e Televisão. Com uma carreira artística que tem apenas 8 anos, embora só tenha 26 anos de idade, foi considerado um Idolo do Público, especialmente do feminino. Soube impor-se com um género diferente. Em 1959 surgiu o primeiro contrato para África e desde então tem sido um autêntico “Globe-Trotter” da canção, actuando nos mais famosos Teatros e Clubes Nocturnos de Angola, Congo Belga, Rodésia, Moçambique e África do Sul. No Rádio Clube de Moçambique Eduardo realizou um programa durante 6 meses para a Firma Inglesa, Colgate-Palmolive.
Na África do Sul fez a sua apresentação nos famosos “Colony” e “Ciro's” de Johannesburg e finalmente no “Beachcomber” em Durban. Para este albúm Eduardo fez uma selecção de êxitos internacionais para o qual fez todos os arranjos, usando o Quarteto vocal “The Sparklers.”
São estes, em traços simples os contornos artisticos de um albúm de canções, feito por um rapaz cheio de valor e simples que se chama Eduardo Jaime.”
A01. Lua Azul (My Blue Moon)
A02. Al Di La
A03. Dites Moi (Starbright)
A04. Jezebel
A05. Romantica
A06. La Malaguena
A07. Loucamente Apaixonado
A08. Kanimambo
A09. Le Jour Ou La Pluie Viendra
B01. This Was The Melody
B02. Theme For a Dream
B03. Never On Sunday
B04. Al Jalisco No Te Rajes
B05. Tunnel Of Love
B06. Carina
B07. Ai, Ai, Ai Maria
B08. Quem É? (Who Is He?)
B09. Ave Maria do Morro
B10. La Strada Del Amore