POP FIVE MUSIC INCORPORATED

A PEÇA

2019
NOT ON LABEL / ORFEU
CD
PT
1J805272161

Stock: Disponível

15,00 €

A PEÇA

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

CD - SLEEVE (EX+ / EX+). Edição original portuguesa em digipack, não oficial, Not On Label / Sem Editora Especificada / Orfeu. Registo muito raro, manuseado e em excelente estado.

 

 


Um dos conjuntos portugueses mais representativos da Música Pop/Rock do final da década de 60, inícios de 70, os Pop Five Music Incorporated, que como o próprio nome indica, eram formados por 5 músicos e todos oriundos da área metropolitana do Porto, a saber: Paulo Godinho, David Ferreira, Tozé Brito, Luís "Pi" Vareta e Álvaro Azevedo.
Um ano após a sua formação editam o EP de estreia “Those Where The Days” (Orfeu/Arnaldo Trindade,1968), que incluía o primeiro tema original da banda assinado por Tozé Brito, “You’ll See”. Em 1969 seriam editados o segundo EP, "Ob-La-Di, Ob-La-Da", que tal como o anterior, apresenta uma capa original do fotógrafo portuense Fernando Aroso, e também o primeiro LP do grupo, “A Peça”, cujas imagens de capa e contracapa foram por sua vez concebidas pelo fotógrafo João Sottomayor.
Embora “A Peça” fosse um álbum de versões, teve à época (e ainda tem) a sua importância no contexto do Pop/Rock em Portugal, pois foi um dos poucos álbuns do género a ser editado na década de 60 (precisamente em Novembro de 1969). Outra mais valia foi o seu pioneirismo como registo em estéreo, facto pouco usual à época para grupos na área do Pop/Rock. De facto são notórias as qualidades do engenheiro de som Moreno Pinto na mistura final, com destaques para os títulos “Can I Get A Witness”, “Mess Around” e “Sour Milk Sea”, esta última versão seria um potencial single que pairou no ar. 
Ouvir hoje em dia “A Peça” num som cuidado e remasterizado, fiel quanto possível ao som analógico, continua a ter esse gostosinho especial de quem tem e mantém uma paixão pela música portuguesa. E, em jeito de remate, porque não repetirmos a primeira frase do disco num "Prelúdio" todo ele psicadélico:
“Senhoras e senhores tomem os vossos lugares, “A Peça” vai começar!...”

 

 

A01. Prelúdio:
A1a. Overture
A02. Acto I (Soft):
A2a. Jesus Alegria dos Homens
A3a. Blackbird
A4a. To Love Somebody
A05. Acto II (Crescendo):
A5a. Proud Mary
A6a. Medicated Goo
A7a. Mess Around
B01. Acto III (Climax):
B1a. Hush
B2a. C' Mon Down To My Boat
B3a. Fire
B4a. Sour Milk Sea
B05. Finale (Histerical):
B5a. Can I Get A Witness