ABBA/ ART SULLIVAN/ 10CC/ GREEN WINDOWS/ DONNA SUMMER/ DEMIS ROUSSOS

16 SUPER ÊXITOS (EDI. PROMOCIONAL)

11/1976
POLYSTAR
Vinil LP + Sobrecapa
PT
9286546

Stock: Disponível

15,00 €

16 SUPER ÊXITOS (EDI. PROMOCIONAL)

Coloque o cursor sobre a imagem para fazer zoom

outras imagens do produto

Detalhes

VINIL - SLEEVE (EX / EX-). Edição original portuguesa, especial promocional, da Polystar / Phonogram. Registo muito raro, usado e em excelente estado. Sobrecapa de abrir, “gatefold cover”, com bolsa para o álbum e um cartão de agradecimento da editora, conforme imagens.

 


Foi a partir do sucesso desta colectânea, “16 Super Êxitos”, que as editoras portuguesas apostaram forte neste tipo de edições, que valha a verdade, não eram uma novidade no mercado discográfico (o Top of The Pops e outras similares, já andavam nisto há anos), mas tinham, no entanto, a novidade de incluir temas originais de produção nacional juntamente com êxitos internacionais. Nesta, a relação ainda é desigual pois em 16 títulos, só os Green Windows remavam contra a maré (no ano seguinte, no “Festival Polystar ‘77”, iriam acrescentar o José Cid e os Gemini). Era, porém, o início, e, tudo iria ser diferente a partir da década de 80 com o Boom do “Ar de Rock” dum novato, Rui Veloso.
Mas a verdade é que a partir deste álbum da Polystar, muitos mais do género iriam surgir nos escaparates das discotecas, sobretudo com a aproximação da quadra natalícia, altura ideal para os avós, os pais, os tios, os amigos e os namorados oferecem (à falta de melhor) uma inócua coleção de êxitos radiofónicos do ano que findava.
Nos anos 80 os “Hit Parade” e os “Jackpot” iriam ser campeões de vendas, e, já agora, quem não se lembra nos inícios da década de 90 dos vários “N1” (já com edição em formato CD, juntamente com a velhinha cassete e o resiliente vinil).
Com a “Febre de Sábado de Manhã” de Júlio Isidro na TV a fugir à regra, a rádio continuava a dar cartas na divulgação da música em Portugal (não só a nacional como a internacional) mas agora com a novidade editorial, elas próprias publicitavam os seus programas. O “Rock em Stock” do radialista Luís Filipe de Barros, “Som da Frente” de António Sérgio, “Oceano Pacifico” de João Chaves, “Cinco Minutos de Jazz” de José Duarte e “A Idade da Inocência” de Luís Ferreira de Almeida e Margarida Pinto Correia, foram todos programas de sucesso radiofónico que tiveram muitos dos seus conteúdos editados em vinil, cassetes e cd’s.
Mas voltemos ao início e à nossa colectânea, os “16 Super Êxitos”, pois foi por aqui que tudo começou e bem…

 

 

A1. Abba- Fernando
A2. Penny McLean- Lady Bump
A3. I Santo California- Torneró
A4. Jonathan King- Mississippi
A5. Juan Pardo- Recuerdos
A6. Chocolate Menta Mastik- Say Hello
A7. Demis Roussos- Can't Say How Much I Love You
A8. Van McCoy- The Hustle
B1. Donna Summer- Love To Love You Baby
B2. Mort Shuman- Sorrow
B3. Green Windows- Só Eu Sei Meu Amor
B4. Vicky Leandros- I Am
B5. Art Sullivan- Petite Demoiselle
B6. 10cc- I'm Not In Love
B7. Camilo Sesto- Solo Tú
B8. Gloria Gaynor- (If You Want It) Do It Yourself